Relatório palestra /termografia
A palestra apresentada pelo Engenheiro Mário sobre termografia foi de grande valia, a título de conhecimento sobre o funcionamento desse processo, de detecção de falhas e diagnóstico de problemas.
Conforme apresentado pelo Eng. Mario a termografia pode ser utilizada para medições e detecção em variadas situações, desde a medição da temperatura de um simples fritar de ovos, como no diagnostico de falhas em sistemas elétricos, mecânicos, de produção, biomédico, assim como no uso militar exemplo para detectar uma pessoa escondida na mata mesmo de dia e muitas outras aplicações.
A termografia é o método mais avançado de testes não destrutivos existentes. O uso de um conjunto de instrumentos sensíveis à radiação infravermelho termo visores e radiômetros permite visualizar o perfil térmico e medir as variações de calor emitido pelas diversas regiões da superfície de um corpo sem a necessidade de contato físico com o mesmo.
Desta maneira, podemos formar uma imagem térmica no momento da inspeção, para análise e correção do problema.
É importante ressaltar que a termografia é realizada com os equipamentos e sistemas em pleno funcionamento, de preferência nos períodos de maior demanda, quando os pontos deficientes tornam-se mais evidentes, possibilitando a formação do perfil térmico dos equipamentos e componentes nas condições normais de funcionamento no momento da inspeção.
O Eng. Mario ressaltou também, que para efetuar a inspeção com esse tipo de aparelho, é necessário que o operador seja altamente capacitado, sabendo diferenciar as diversas situações de medições. Explicou também que devido a distancia dos equipamentos a serem medidos, deve ser utilizado o aparelho de maior ou menos alcance.
Explanou que através da termográfia é possível descobrir diversos problemas impossíveis de serem verificados a olho nu ou detectados através dos métodos convencionais de manutenção e inspeção, possibilitando que esses problemas possam ser