Relat rio de MUV
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa. Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
O conceito físico de aceleração difere um pouco do conceito que se tem no cotidiano. Na física, acelerar significa basicamente mudar de velocidade, tanto tornando-a maior, como também menor. Já no cotidiano, quando pensamos em acelerar algo, estamos nos referindo a um aumento na velocidade. Assim como para a velocidade, podemos definir uma aceleração média se considerarmos a variação de velocidade em um intervalo de tempo. Para descrevermos o movimento de uma partícula devemos adotar um referencial.
Podemos classificar esse movimento como acelerado ou retardado:
Se a variação do módulo da velocidade escalar é positiva, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo aumenta classificamos o movimento como acelerado. (Movimento acelerado progressivo ou movimento acelerado regressivo).
Se a variação do módulo da velocidade escalar é negativa, ou seja, o valor da velocidade escalar em módulo diminui, classificamos o movimento como retardado. (Movimento retardado progressivo ou movimento retardado).
O conceito de movimento, bem como a sua analise é indispensavelmente importantíssima para a ciência. Principalmente para a física, o ideal é compreender o movimento em si. A parte da física que estuda o movimento é chamada de Cinemática.
2 – Objetivo
Estudar o movimento de um corpo em condições que se aproximam de um sistema sem atrito;
Verificar a variação do movimento em determinadas tomadas de tempo, obtendo seus respectivos dados;
Medir as posições que o corpo ocupa com ao passar do tempo em um movimento uniformemente variado;
Fazer a