ingles
A lógica é a disciplina filosófica que estuda a distinção entre argumentos válidos e inválidos, tendo em conta um conjunto de regras já existentes.
Um argumento é o modo de exteriorização do raciocínio, que é uma operação mental bastante complexa e consiste em relacionar juízos entre si, extraindo conclusões.
Como já foi abordado no ano anterior, o juízo é uma operação mental pouco complexa que nos permite relacionar conceitos, estabelecendo relações de conveniência ou de não conveniência.
A importância da lógica
. Avaliar a validade dos argumentos que nos são apresentados;
. Proporciona-nos meios que possibilitam a organização coerente dos pensamentos.
. Permite-nos analisar diversos tipos de discurso, avaliando a sua validade formal.
. Oferece-nos a capacidade de deliberar sobre todo o tipo de situações.
A estrutura do argumento
O argumento é constituído por três proposições: duas premissas e uma conclusão.
Ex:
Todos os alunos responsáveis são pontuais
O João é um aluno responsável +
O João é pontual
O raciocínio relaciona proposições, que, por sua vez, relacionam conceitos. Deste modo, pode-se afirmar então o conceito é o elemento básico do discurso.
Conceito
. Ideia geral, mentalmente constituída a partir da comparação entre um conjunto de objectos com características semelhantes e um objecto que possua essas características; deste modo, temos de nos abstrair das características não comuns.
Ex: Vejo um objecto com as seguintes características: pequeno; serve para ver as horas, vermelho.
Comparando as características deste objecto, com as características de um conjunto de objectos com características semelhantes, pode-se dizer que esse objecto é um relógio. Para dizer isto, baseei-me no conceito que tenho de relógio, abstraindo-me das características não comuns desse objecto, em relação ao conjunto de objectos (neste caso, o facto do relógio ser vermelho e metálico. Como é lógico, nem todos os relógios são vermelhos e/ou