quatro perguntas fundamentais da economia
Como os recursos são escassos, logo a sociedade é obrigada a fazer escolhas:
É preciso ter claro que essas questões (o que, quanto, como e para quem produzir, e até mesmo o que consumir) não seriam problemas se os recursos produtivos disponíveis fossem ilimitados.
Assim, a economia e seus entraves fundamentais originam-se da carência de recursos produtivos. As quatro perguntas fundamentais em economia:
1.O que produzir? Indica que é necessário identificar a natureza das necessidades humanas, para saber quais bens e serviços produzir. (mais bens de Consumo ou bens de Capital).
Lembrete: Bens de consumo: Carro, Roupa, Geladeira, Fogão.... Bens de capital: Máquinas, Equipamentos (equipamentos de transformação).
2. Quanto produzir? Reconhece a limitação existente na disponibilidade dos fatores produtivos. (será decidido pela oferta e pela demanda). 3. Como produzir? É uma questão técnica, a qual indica que há várias maneiras de combinar os fatores de produção para a obtenção de bens e serviços.
4. Para quem produzir? Envolve a questão da distribuição dos bens e dos serviços produzidos entre os elementos da sociedade.
(ESPAÇO RESERVADO PARA ANOTAÇÕES, gráficos, etc..)
A LEI DA ESCASSEZ DE RECURSOS
Na economia tudo está pautado na busca por produzir o máximo de bens e serviços com os recursos limitados disponíveis, pois, como já destacado, não é possível a produção de uma quantidade infinita de cada bem, capaz de satisfazer completamente aos desejos humanos.
Uma vez que os nossos desejos materiais são virtualmente ilimitados e insaciáveis, e os recursos produtivos, escassos, não podemos ter tudo o que desejamos e, portanto, é imperativo que o homem faça escolhas.
Logo, um dos objetos de estudo da ciência econômica é a escassez, porque esta consiste no problema econômico por excelência. Conseqüentemente, a escassez de recursos de produção resulta na escassez