ECONOMIA Professor
A ECONOMIA:
Estudo da escassez de ofertas frente a demanda infinita por bens e serviços e a busca pelo equilíbrio entre oferta e demanda.
FATORES DE PRODUÇÃO – Elementos que garantem a geração de serviços e produtos para suprir as demandas dos mercados, composto por: RECURSOS NATURAIS, EQUIPAMENTOS e TRABALHO.
TRABALHO – Participação humana no processo produtivo
CAPITAL – Conjunto de equipamentos, máquinas e recursos tecnológicos, utilizados para produzir bens.
TERRA (RECURSOS NATURAIS) – Insumos, elementos da natureza (na maioria das vezes) para produzir bens. LEI DE MERCADO – A OFERTA e a DEMANDA definem os preços. Quando a Oferta é maior que a Demanda o preço tende a cair até haver o equilíbrio. Quando a Demanda é maior que a Oferta o preço tende a subir até o equilíbrio
Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei que vem para fortalecer a melhor aplicação de recursos públicos, criando elementos de fiscalização e obrigatoriedade de responsabilidades dos agentes públicos com os recursos públicos. Define também os limites de gastos mínimo com saúde e educação e gastos máximos com pessoal.
SUPERÁVIT PRIMÁRIO – Economia feita pelo Governo para pagar parte dos juros da dívida pública.
SUPERÁTIV OPERACIONAL – Sobra de dinheiro após pagamento de parte dos juros da dívida pública.
CUSTO DE OPORTUNIDADE – Tudo que se abre mão em nome da aquisição de um outro bem.
CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO – Limite de produção de bens considerando-se a situação atual de tecnologia e mão-de-obra. Para se produzir um determinado bem, diminui-se a produção de um outro bem, já que a capacidade de produção está completamente comprometida.A forma de se ultrapassar a CPP é através do incremento de tecnologia ou de mão-de-obra.
Capacidade Ociosa – Determinação da ineficiência produtiva.Não aplicação