quarto estagio categorial Wallon
Movimento voltado para o mundo externo, maior evidencia no fator cognitivo, é um movimento onde objetividade começa a substituir o sincretismo.
1. Esse estágio organiza uma nova estrutura mental dividida em duas partes: Fase pré – categorial, entre os 6 aos 9 anos caracterizado pelo pensamento sincrético
2. Fase categorial, onde a criança classifica e ordena todas as coisas que vivencia. Pensamento sincrético – nesse tipo de pensamento, sujeito e objeto se misturam e tudo pode se ligar a tudo, de formas variadas e inusitados sem sentido lógico formal. Pode-se identificar quatro características do pensamento sincrético:
Fabulação: inventar histórias
Tautologia: repetição de palavra como recurso para definir algo
Elisão: exclusão de elementos
Contradição: substituição de idéias contrárias.
No estágio pré- categorial a criança ainda está no pensamento sincrético ela pensa por pares, não consegue pensar em unidades, isso devido à inabilidade em reunir as coisas que acontecem com o que as fizeram acontecer, ou seja, não discerne entre causa e efeito. Assim pode-se caracterizar o pensamento por pares como uma percepção global, formada pela união de circunstancias, coisas, acontecimentos em que se confundem sentimentos e realidades, uma vez que se dá a partir da vivência da criança, com o pensamento em pares, não consegue, ainda, fazer relações e ter noções de tempo e lugar, tudo se mistura em suas idéias. A criança está, nesse estágio, aprendendo a diferenciar e a discriminar.
No pensamento categorial após pensar em pares, a discriminação vai acontecendo e a criança nomeia, agrupa e compara todas as coisas e pessoas, assim, classifica e ordena o mundo. Com o amadurecimento das funções de inibição e discriminação no sistema nervoso torna-se possível a redução do sincretismo e da instabilidade do plano motor, facilitando assim a ultrapassagem do pensamento em par, aos nove/dez anos as categorias intelectuais possibilitam à