quarta geraçao
A quarta geração teve início em 1971, quando a Intel lançou o primeiro microprocessador, o Intel 4004, muito mais potente que os circuitos SSI e MSI de até então, e só terminou em 1981 com o lançamento dos circuitos ULSI (Circuitos de Escala Ultra Grande).
Continuou-se o desenvolvimento do Circuito Integrado e a busca de se colocar cada vez mais um maior número de componentes em um chip.
A Intel começou suas pesquisas nessa área em 1969. Os resultados foram vistos quando, em novembro de 1971, buscando atender ao pedido de uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial, a Intel elaborou o 4004, criado por Federico Faggin, Ted Hoff e Stanley Mazor, primeiro microprocessador comercial.
2- Os Avanços
Com o prosseguimento do projeto de miniaturização surgiram os Circuitos Integrados LSI (Circuitos de Larga Escala), com mil transistores por chip e os VLSI Technology(Circuitos de Larguíssima Escala), com 100 mil transistores por chip, e esses novos circuitos passaram a ser chamados de microprocessadores. Os computadores diminuíram de tamanho com o uso desses chips e passaram a ser chamados de microcomputadores.
O aumento da velocidade nos processadores possibilitou a execução de um número cada vez maior de tarefas ao mesmo tempo. A memória endereçada também cresceu, chegando a 64KB.
Até a Terceira Geração de Computadores o tempo de resposta das máquinas era medido em ciclos, ou seja, o número de ações em curtos períodos de tempo para ver a fração de segundo utilizada por cada. Com a velocidade dos microprocessadores isso não era viável. Por isso surgiram as medições por clock, que calcula o número de ciclos que podem ser realizados por segundo.
Nesta geração, o número de clock dos microcomputadores chegava a até 4MHz.
Porém, um dos principais avanços dessa época foi o surgimento da teleinformática, caracterizada pela transmissão de dados entre computadores por meio de uma rede.
Circuito integrado em larga escala, (CPU),