Quarta geração de computadores
Não é segredo que o seu computador atual é fruto de uma evolução que levou décadas para chegar onde está, e ainda está muito longe de chegar ao seu final. Se pensarmos que cerca de dez anos atrás os processadores ainda nem conheciam os núcleos múltiplos, imaginar as máquinas que inauguraram a informática é uma tarefa ainda mais complicada. Quem imaginava, 60 anos atrás, que um dia seria possível carregar um computador na mochila? E quem, hoje, imaginaria que 60 anos atrás seria necessário um trem para carregar um deles? Hoje, por exemplo, já existem computadores de bolso, como alguns smartphones que são mais poderosos que netbooks.
HISTÓRIA
Depois da época de Babbage, as calculadoras mecânicas tornaram-se cada vez mais complexas, em particular sob a propriedade de uma empresa nomeada International Business Machines, criada em 1911, e mais conhecida como IBM. No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que apareceu o primeiro computador completamente eletrônico. Ele fazia 5.000 somas por segundo! E foi chamado de ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer, ou seja, computador integrador numérico electrônico). O ENIAC foi desenvolvido e construído pelo Exército dos EUA para o seu Laboratório de Pesquisas Balísticas. Ele foi acionado em 1947 e ficou em contínua operação até as 11h 45 do dia 2 de outubro de 1955. O ENIAC usava contadores em anel de dez posições para armazenar dígitos. A aritmética era realizada "contando" pulsos com os contadores em anel e gerando pulsos de transporte caso o contador fosse "reiniciado”. A ideia era emular em eletrônicos a operação dos giros de dígito de uma calculadora mecânica.
Após o surgimento dos primeiros computadores na década de 1950, como o ENIAC, descobertas experimentais mostraram que os transistores realizam as mesmas funções das válvulas eletrônicas.
QUARTA GERAÇÃO
Na era da quarta geração tem como marco inicial (1971 – 1981) o surgimento do microprocessador, a redução no tamanho