linguagem quarta geração
Como surgiu?
As linguagens de programação de quarta geração, ou 4GLS em sua abreviatura de origem inglesa.
O termo 4GL foi usado primeiramente por James Martin em seu livro publicado em 1982 "Applications Development Without Programmers" para se referir a estas linguagens não-procedimentais e de alto-nível. Alguns acreditam que a primeira 4GL foi uma linguagem chamada Ramis, desenvolvida por Gerald C. Cohen na empresa Mathematica (uma companhia de software matemáticos). Cohen deixou Mathematica e fundou a Information Builders, para criar uma 4GL similar, chamada FOCUS.
Como é usada ?
São linguagens de programação de alto-nível com objetivos específicos, como o desenvolvimento de softwares comerciais de negócios.
São capazes de gerar código por si só, são os chamados RAD (Rapid Application Development). Essa técnica possibilita obter uma maior otimização dos códigos dos programas e maior rapidez de desenvolvimento por meio de uma IDE (Integrated Development Environment), geralmente em ambiente visual utilizando-se dos recursos gráficos do sistema operacional, como o Windows.
As linguagens de quarta geração podem ser classificadas em três categorias: linguagens de consulta, geradoras de programas e outras linguagens (4GL).
Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas. Ex: Visual, Natural Adabes, Java…
A principal diferença entre as linguagens de terceira e quarta geração, é que estas primeiras são linguagens procedurais que descrevem como fazer algo, enquanto a 4GL descreve o que você quer que seja feito.
Linguagem SQL
O SQL foi desenvolvido originalmente no inicio dos anos 70 nos laboratórios da IBM, a linguagem se tornou um grande padrão de banco de dados pela sua facilidade e simplicidade de fácil aprendizado.
PROGRAMA EM SQL
Linguagem C++
É uma linguagem de programação e de uso geral. A linguagem é