ARTIGO LINGUAGENS DE PROGRAMA O
Rafael Cordeiro1
1Sistemas de Informação – Faculdade Sul Brasil (FASUL)
Toledo – PR – Brasil
Rafaelcordeiro93@gmail.com
Resumo. Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador. É um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Conheça então a evolução das Linguagens de Programação.
1. Introdução
A primeira geração é marcada pela Linguagem de máquina. Com uma pequena melhora surgiu a segunda geração que criou as primeiras linguagens assembly. Na terceira geração foram criadas as primeiras linguagens de alto nível com por exemplo: C, Pascal, Cobol. Já a quarta geração foi marcada por linguagens capazes de gerar código por si só, os chamados RAD, com o qual pode-se realizar aplicações sem ter muito conhecimento na linguagem. Aqui também se encontram as linguagens orientadas a objetos, tornando possível a reutilização de partes do código para outros programas como por exemplo a Visual, Natural Adabes, Java. Na quinta geração se encontra as linguagens orientadas à inteligência artificial. Estas linguagens ainda estão pouco desenvolvidas como exemplo podemos citar a LISP e Prolog.
2. Primeira Geração
A primeira geração é o código de máquina. É a única linguagem que um microprocessador pode entender nativamente. O código de máquina não pode ser escrito ou lido por um editor de texto, portanto é raramente utilizado.
3. Segunda Geração
A segunda geração é a linguagem Assembly, embora ela não seja uma linguagem nativa do microprocessador, o programador deve compreender as características da arquitetura do microprocessador.
Exemplos de linguagem de segunda geração:
1943 – ENIAC coding system
1943 – Plankalkül (Konrad Zuse)
1949 – C-10
4. Terceira geração
Uma linguagem de terceira geração é uma linguagem de programação projetada para ser facilmente entendida pelo ser humano, incluindo coisas como variáveis com nomes.
Exemplos de linguagem de