O Surgimento Da Sociolingu Stica
1377 palavras
6 páginas
1. O Surgimento da SociolinguísticaDesde os estudos feitos acerca da linguagem buscou-se encontrar respostas para entender a relação linguagem e sociedade, haja vista que esses elementos estão intimamente ligados, pois em qualquer período o homem sempre utilizou uma forma de comunicação: nos primórdios a comunicação oral e em seguida, a escrita. Essas duas modalidades fazem parte de um sistema lingüístico de uma comunidade lingüística, o qual permite ao ser humano estabelecer contato com o outro e interagir.
Saussure, precursor da corrente estruturalista, reconhecia a importância de natureza etnológica, histórica e política, porém seus estudos voltaram-se essencialmente para o organismo linguístico interno, uma vez que ele concebia a língua como um produto homogêneo e sua analise partia da observação como comportamento linguístico de um indivíduo. O principio da homogeneidade linguística foi adotada pelos estudiosos da glossemática e do gerativismo.
As primeiras investigações acerca de estudos sociolinguísticos surgiram a partir de William Bright (1966) e Fishman (1972), os quais passaram a incorporar os aspectos sociais nas descrições linguísticas. Bright afirmava que "a diversidade linguística" é precisamente a matéria de que trata a Sociolinguística. Segundo ele, as dimensões desse estudo estão condicionadas a vários fatores sociais, com os quais a diversidade linguística se encontra relacionada nas identidades sociais do emissor e receptor e na situação comunicativa.Essa nova área de estudo linguístico, denominada sociolinguística, surge confusa e desprovida de um grande marco teórico.
Dando prosseguimento aos estudos de Bright, Labov (1972), passa a descrever a heterogeneidade linguística, pois para ele, todo fato linguístico relaciona-se a um fato social, e que a língua sofre implicações de ordem fisiológica e psicológica. Labov ficou conhecido por ser o representante da teoria da variação linguística.
Dessa forma, a Sociolinguística é uma área da