Quaresma
A Quaresma é o período de quarenta dias, quem antecedem Páscoa.
O período da quaresma começa na Quarta-Feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa.
Nesse período os fiéis se dedicam à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar dos 40 dias pesados por Jesus no deserto e os sofrimentos quem ele suportou na cruz.
A quaresma celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre elas a Católica, a Ortodoxa, a Anglicana e a Luterana. Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento.
A Quaresma insere-se no período de preparação. Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.
Quaresma é a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, que é comemorada no domingo e praticada desde o século IV.
A Quaresma começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos, anterior ao Domingo de Páscoa.
Durante os quarenta dias que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais a Católica1 , a Ortodoxa2 3 , a Anglicana4 , a Luterana5 .
Liturgia quaresmal
Quarta-feira de Cinzas
A liturgia da Quarta-feira de Cinzas (Feria quarta cinerum, em latim) abre o tempo da Quaresma, não se diz o Glória, nem o Creio, na missa 9 . O nome vem das cinzas que nesse dia são bentas e impostas na cabeça dos fiéis, como símbolo da vida efêmera e passageira e convite à penitência.15
O rito da bênção das cinzas realiza-se na quarta-feira que precede o primeiro domingo da Quaresma, antes da missa