Primeiros Socorros
Atualmente um dos segmentos que mais esta sendo trabalhado e discutido pelo ministério do turismo em termos de segurança é o turismo de aventura. Este por sua vez necessita de uma atenção maior devido às manobras e ações que são executadas. Mais vale ressaltar que o turismo é uma atividade extensa, necessitando de uma preocupação global e não focando em um só segmento.
O turismo de aventura é o segmento do mercado turístico que promove a prática de atividades de aventura e esportes recreacional, em ambientes naturais e espaços urbanos ao ar livre, que envolvam emoções e riscos controlados, exigindo o uso de técnicas e equipamentos específicos, a adoção de procedimentos para garantir a segurança pessoal e de terceiros e o respeito ao patrimônio ambiental e sociocultural.
Essas apreensões voltadas para a segurança, resumiram-se ao atendimento emergencial para o turista e até mesmo o próprio profissional da área. É importante para o cidadão saber que, quando ele toma a decisão de viajar ele necessita fazer uma investigação do local de destino. Mais por quê? Porque o conhecimento é a forma de solução para problemas próprios e comuns a vida para a segurança de qualquer pessoa, em especial dos turistas de primeira viajem e dos turistas que praticam qualquer segmento. Pois conhecer o local de visitação irá leva-ló a tomar decisões eminentes e rápidas, principalmente em situações de riscos e de urgências.
Todos os que são profissionais dessa área, ou os que pretendem ser, devem ter a consciência de que o turísmo tem que ser planejado com responsabilidade para que o serviço ofertado seja de qualidade. Assim o conhecimento sobre segurança pessoal, prevenção de acidente e primeiros socorros é mais que justificado, já que o código civil em vigor responsabiliza todo e qualquer cidadão pela omissão de primeiros socorros, penalizando com prisão e multa, se resultar em lesão corporal grave.
Tratar desse asssunto (segurança pessoal, prevenção