Quanto vale ou é por quilo ?
Sinopse
Chegam ao Brasil algumas órfãs, enviadas pela rainha de Portugal, com o objetivo de desposarem os primeiros colonizadores. Uma delas é Oribela uma jovem sensível e religiosa que, após ofender de forma bem grosseira Afonso Soares D’ Aragão se vê obrigada em casar com Francisco de Albuquerque que a leva para seu engenho de açúcar.
Oribela pede a Francisco que lhe dê algum tempo para que se acostume com ele e com isso possa cumprir com sua obrigação, mas quando sua paciência acaba ele a estupra. Sentindo-se mal com a situação em que vivia Oribela foge com esperança de conseguir alguma embarcação que a leve para Portugal de volta.
Oribela foge vai sentido litoral quando chega lá encontra com dois homens, os quais a violentam ate seu marido chegar e traze-la de volta para sua casa. Quando chegam de volta no engenho Oribela é acorrentada como castigo. Quando ela é solta, ela se disfarça de homem foge novamente, mas agora para casa de Ximeno um português que também morava na região, com a esperança de que ele encontra-se uma embarcação para ela.
Ximeno a esconde em sua casa durante um tempo naquele local eles começam uma relação amorosa, ele acha uma feitoria espanhola para onde ele pode leva-la para que ela espere com mais segurança a próxima embarcação. Nessa fuga eles são seguidos por Francisco, o qual consegue alcança-los quando se encontram acontece uma discussão onde Ximeno é morto no final.
O filme acaba com Oribela saindo carregada pelos escravos com a família e seu filho recém-nascido que poderia ser tanto filho de Francisco como de Ximeno.
Relação com a matéria
O filme esta bem relacionada com o assunto estudado porque acontece na mesma época, mostra as feitorias de outros países fora Portugal que tinham no território Brasileiro. Mostra como a igreja agia para que não acontecesse de colonos terem filhos com índias, trazendo mulheres de Portugal para o Brasil para casamentos. Mostra os índios sendo escravizados, os índios mais