Quanto mede um pedaço de corda?
CAMPUS PALMAS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JOYCE SANTOS FARIAS
RESENHA CRÍTICA
PALMAS
2014
JOYCE SANTOS FARIAS
RESENHA CRÍTICA
Relatório apresentado ao professor André Lira, na disciplina de Comunicação e Expressão, para obtenção de conhecimento, referente ao período de 2014.2 no Instituto Federal do Tocantins.
PALMAS
2014
Resenha Crítica
- Quanto mede um pedaço de corda?
Esta é a questão fácil e inicialmente abordada nesse documentário onde Alan Davies tenta desvendar o tamanho do pedaço de corda que ele possui e que com a ajuda de uma régua verifica que mede 32 centímetros. Primeiramente, ele procura o matemático Marcus de Sautoy que o leva ao Laboratório Nacional de Física que é especializado em medições onde se encontram os tamanhos reais de uma jarda, de polegadas, etc. O primeiro instrumento utilizado foi o cordômetro automatizado com rastreador a laser que apura o tamanho sendo 319,442 mm (trezentos e dezenove milímetros e quatrocentos e quarenta e dois micrômetros), entretanto o professor não está satisfeito e articula que de acordo com a forma como cada pessoa afere a corda, altera o resultado sobre a dimensão da mesma. E ainda reitera sobre o floco de neve de Koch (teoria alemã) alegando que a corda poderia ser um dos objetos teóricos que são considerados infinitos.
Em seguida, o senhor Alan vai a uma escola chamada Simon Langhton e encontra a renomada professora de física Parker Becky que discorre sobre Física Quântica que estuda sistemas físicos cujas dimensões são próximas ou abaixo da escala atômica e fala sobre a teoria de que um mesmo corpo pode estar em vários lugares ao mesmo tempo.
Logo após encontra o físico Seth Lloyd, também adepto da Física Quântica, que além de concordar com as teorias da professora