Quanti
Química Analítica Quantitativa Experimental
Dosagem de ácido acético (AAS) em analgésicos e antipiréticos comerciais
Carolina Ferreira; D’dierre Botelho
INTRODUÇÃO
Como já sabemos, a análise volumétrica consiste no processo utilizado para determinar a concentração de uma solução a partir de dados de uma reação estequiométrica com um reagente de concentração já conhecida chamada de padrão primário. A técnica de análise volumétrica empregada neste experimento foi a titulação.
A titulação é empregada em grande e pequena escala industrial, para controle de qualidade e em outras etapas de produção em indústrias, pois se trata de uma técnica precisa e relativamente barata, sua aplicação na prática consiste uso de uma solução de concentração conhecida em uma bureta, e a solução a ser titulada em um Erlemneyer juntamente com um indicador ácido-base para que se possa observar o chamado ponto de viragem, ou ponto estequiométrico.
O ácido acetilsalicílico pertence ao grupo dos analgésicos não-opióides, alivia as dores brandas e moderadas e não causam de pendência ao usuário. Na preparação de comprimidos deste princípio medicamentoso, mistura-se AAS (0,500 g) com amido (0,100 g), que atua como desagregante, e com pequena quantidade de talco como lubrificante.
O teor de AAS nos comprimidos pode ser determinado por titulação com solução padrão de hidróxido de sódio, utilizando fenoftaleína como indicador, e este é o objetivo deste experimento.
OBJETIVO
Calcular a massa e a percentagem de ácido acetil salicílico (AAS) no comprimido analisado.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Preparo de uma solução de NaOH com concentração ≈ 0,100 mol/L
Primeiramente calculada a massa de NaOH necessária para o preparo da solução: m=M(mol/L) x MM(g/mol) x V(L) m=0,100 mol/L x 40,0 g/mol x 1,0 L = 4,0 gramas
O valor verificado então foi de 4,0 gramas. A pureza indicada no rotulo da embalagem comercial de NaOH é de 99%, então é necessario o cálculo pra saber qual a