Artigo Quanti
Departamento de Engenharia Química
Prof. Dr. Eduardo S. Chaves
Alunos: Guilherme Cruz
João Gabriel C. Souza
Luan Portes
Thais F. Cara
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA ÁGUA
Ponta Grossa
2014
RESUMO
A água é, sem dúvida, o elemento mais importante para vida humana e de qualquer ser vivo no planeta Terra. Apesar de mais de 70% do planeta ser composto por água, vê-se que apenas uma mínima porcentagem desta é doce e potável ao consumo humano. Sendo assim, este trabalho foi feito para analisar-se amostras de água obtidas de dois rios do estado de São Paulo a fim de estudar a qualidade de tais rios bem como ver o cuidado do ser humano com o meio ambiente. Os procedimentos das análises foram feitas a partir de um livro de um instituto de pesquisa, e as análises foram feitas nos laboratórios da universidade com auxílio do professor Eduardo e com os laboratoristas presentes. Foram 6 análises realizadas e os resultados obtidos foram satisfatórios.
1. INTRODUÇÃO
A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas. A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade.
Sendo assim, nesse trabalho analisou-se amostras de água colhidas de dois rios do estado de São Paulo: Paranapanema e Pardo. Para tal pesquisa utilizou-se 6 análises baseadas em procedimentos e padrões já determinados por diversos institutos de pesquisa, doutores, entre outros. As análises foram: pH, dureza, extrato seco (sólidos totais), sódio, potássio e cloretos.
1.1 LOCAL DA AMOSTRAGEM
As amostras foram colhidas dos rios Pardo e Paranapanema, ambos localizados no