Qualquer
Pode parecer estranho, mas muitas pessoas não sabem como escovar corretamente os dentes. Este dado foi constatado em pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde que revelou que 58% dos brasileiros não escovam os dentes de forma correta.
Fica a pergunta: do ponto de vista profissional como é a escovação adequada? "É aquela que engloba escova, pasta e fio dental e que higieniza dentes, bochechas e língua", afirma Lauro Delgado, especialista em estética e reabilitação oral, da clínica Odonto Integrada Delgado.
Escovar os dentes após cada refeição é fundamental para manter a boa saúde bucal, pois evita que as bactérias se proliferem e originem a cárie. No entanto, algumas pessoas não conseguem escovar direito o dente durante o dia devido ao trabalho na rua, por exemplo. "A dica é dar atenção especial e não deixar de fazer a última do dia, que deve ser bem detalhada", sugere Delgado. "Durante o sono o fluxo salivar diminui, as bactérias se proliferam em maior velocidade e os detritos alimentares se degradam e entram em decomposição acelerada causando mau hálito", completa.
A higienização fica muito focada nos dentes, de acordo com o dentista, mas é preciso lembrar que língua e bochechas sem limpeza são grandes multiplicadoras de bactérias e propiciam o aparecimento de cáries e mau hálito, portanto devem ser escovadas também. Uma escovação adequada deve durar de 5 a 8 minutos. "Escovação é uma questão de jeito não de força", lembra o dentista. Assim, nada de movimentos fortes que machuquem a gengiva.
Materiais necessários para escovar os dentes:
Escova - entre as inúmeras existentes no mercado é preciso apenas uma pequena, com cerdas macias, para alcançar todos os dentes do fundo. As elétricas devem ser destinadas às pessoas com dificuldades motoras. Após o uso, a escova deve ser lavada em água corrente e guardada numa caixinha apropriada. A recomendação é que ela seja trocada no mínimo a cada 2 meses.
Pasta - serve como um