qualquer
KAROLINE MUNIZ OLIVEIRA
Orientador: Débora de Oliveira
PROFISSÃO:
Direito
VOTORANTIM 2013
Sumário:
1. Introdução e Definição (Pág 2)
2. Ensino Superior e Principais áreas de atuação (Pág 3)
3. Durante o curso, Estágio e Exigências. (Pág 4)
4. Ganho, Evolução da profissão e Dicas. (Pág 5)
5. Mercado de trabalho, Carreira e Local de trabalho. (Pág 6)
6. Conclusão e Exemplo de sucesso. (Pág 7)
Introdução:
O currículo do Curso de Direito envolve o estudo e aplicação das leis que regem um país, discriminadas na Constituição vigente. Para se obter o título de bacharel em Direito, o aluno precisa também ter cursado disciplinas como Sociologia, Economia, Lógica, Política e Filosofia, afim de que possa entender melhor como as leis funcionam.
O profissional atua na resolução de conflitos, representando partes de um processo judicial. Ele analisa os pontos das disputas com base na legislação do país e faz a defesa dos interesses dos seus clientes junto aos órgãos competentes, nos mais diversos campos do Direito. Também presta serviços de consultoria e assessoria jurídicas. Como bacharel em Direito (mesmo sem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil/OAB), pode ainda participar de inúmeros concursos públicos, como de promotor de Justiça e de juiz de Direito.
Definição:
Para que o profissional de Direito possa atuar como advogado, ele precisa ter passado no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), para que os conhecimentos adquiridos ao longo do curso sejam avaliados. Só passando nesse exame é que ele é cadastrado no sistema e recebe um número que o identifica, podendo atuar regularmente nessa profissão.
O advogado pode:
1. Defender causas em juízo ou tribunal;
2. Orientar e representar os clientes nos aspectos jurídicos de seus problemas pessoais e comerciais;
3. Mover ações defendendo, recorrendo ou sendo recorrido;
4. Procurar