qualquer um
Há um forte crescimento das preocupações com o Meio Ambiente e que se traduzem cada vez mais em sanções econômicas por parte das instituições de crédito, um incremento das normas legais de controle ambiental e aumento da fiscalização das empresas potencialmente poluidoras.
Por outro lado, a questão ambiental vem mobilizando parcelas cada vez mais significativas da população preocupadas com a qualidade de vida.
No que diz respeito ao setor privado da economia há que se considerar no seu planejamento estratégico esse duplo aspecto da questão ambiental o que diz respeito a aspectos institucionais (as leis. Regulamentos e imposições do poder público) e os que remetem à participação da comunidade, considerada tanto no seu âmbito internacional, quanto no seu envolvimento local.
A preocupação com o meio ambiente cresceu de modo acentuado nos últimos anos, influenciando a modificação de sistemas produtivos - potencialmente poluidores – e a confecção das embalagens dos produtos.
Na medida em que os ecologistas acenam com a possibilidade de degradação ambiental, as populações envolvidas sentem uma ameaça real a sua qualidade de vida e a um direito recém-adquirido da cidadania. Reinaldo Dias – Sociologia Geral – Editora Alínea - 2010
São muitos os fatores que impactam e contribuem com a degradação das florestas.
Um deles é o avanço das cidades sem que haja um planejamento e à mercê das especulações imobiliárias. A maioria das políticas de loteamento não leva em conta os remanescentes florestais e acha que as cidades não precisam cumprir o Código Florestal. Consequência disso tem a destruição de ecossistemas e desastres como deslizamentos de morros ou enchentes, pois se estalaram em áreas de preservação permanente.
Existem também ameaças vindas das atividades de mineração, essa atividade ocupa grandes áreas, o que significa dizer que os impactos ambientais negativos também são de grandes proporções e já causaram o desaparecimento de