qualquer coisa
Neste trabalho vamos mostrar vários tipos de “novas” famílias, que se formaram ao longo do tempo. A família comum do passado, já não é bem igual à dos dias de hoje.
O homem ganhou mais importância na vida e na educação dos filhos, tal como a mulher ganhou mais importância na vida econômica de casa, e com essas mudanças houve alterações no modelo das famílias.
Conceito de família
Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si ou vivem na mesma casa. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e pelos seus filhos.
O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de muita importância, pois é no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.
Além da tradicional estrutura familiar denominada nuclear ou elementar, as transformações sociais e culturais, proporcionaram a existências de novos modelos de família, apresentadas nas páginas seguintes.
Novos modelos de família
Família Monoparental
É a família constituída por uma pessoa, independente do sexo que seja, que se encontra sem companheiro, porém vive com um ou mais filhos. Pode ocorrer do fim de uma família bioparental, ou seja, como ocorre com as viúvas, separadas, divorciadas e solteiras que a princípio viviam em união estável, ou até mesmo em casos de ser por opção.
Família Nuclear
É considerado como único e legítimo modelo de família, onde existia o homem, a mulher e seus descendentes. Era o modelo familiar inspirado na