Qualificação de gestores do sus - al
QUINTO CAPÍTULO
EQUIPE APRENDIZES DO SUS
ALUNA: MAGALHY BISPO DE OLIVEIRA.
O que tem sido feito na sua localidade para garantir maior integração entre as políticas e a articulação entre as redes?
Assim como os demais municípios da região, Girau do Ponciano, sendo um município ainda considerado de pequeno porte, pactua as ações que o município não dispõe como exames de média e alta complexidade, especialidades médicas e cirurgias, para os municípios (Arapiraca, Palmeira dos Índios e Penedo), além da capital (Maceió), que passam a ser referência. Assim, repassando para esses, os recursos destinados a essas ações.
Grande parte das marcações é feita pela Secretaria Municipal de Saúde, através do SISREG, ficando o município responsável pelo transporte dos pacientes até esses municípios.
Pensando nesse âmbito da atenção, que elementos seriam importantes considerar na organização da atenção básica em sua localidade?
Que dificuldades se apresentam e que estratégias poderiam ser desenvolvidas?
A iniciar pela falta de atendimento médico, uma vez que alguns médicos não concordaram em trabalhar quarenta horas nas Unidades do PSF. A falta de estrutura das Unidades Básicas, onde algumas faltam água, outras nem sequer tem um arquivo de aço para guardar os prontuários dos pacientes. É difícil citar aqui as demais dificuldades, porque são inúmeras.
Em sua localidade, quais os principais problemas enfrentados pela população, tendo em vista a forma de organização/estruturação dos serviços de diagnóstico e terapia?
O município não possui um laboratório para realizar os exames básicos e necessários à população, como os exames do pré-natal. Foram contratados os serviços de um laboratório da cidade vizinha, porém a quota contratada não atende à demanda. Imaginemos aí, como é difícil para um paciente da zona rural deslocar-se até a Secretaria de Saúde algumas vezes para conseguir realizar o seu exame.
Por ser um município com muitos moradores