Memorial xvl
“A escola deve ser um espaço democrático, prevendo o acesso às pessoas com deficiências. Nesse sentido, sua ação será educadora, formativa e multiplicadora. O Técnico em Infraestrutura Escolar poderá colaborar com a inclusão social e educará os alunos de sua escola por meio de importantes intervenções no espaço educativo.” (Mód. 16. Cap. 5 p.112. adaptado)
Baseado nessa citação observe e analise sua escola nos ambientes internos e externos e reflita: sua escola é um ambiente acessível à pessoas com deficiências físicas?
De acordo com suas observações e estudos, liste as atitudes que foram ou podem ser tomadas, na sua escola, para favorecer a acessibilidade.
Foi feita uma análise em todos os ambientes em nossas escolas sobre a questão da acessibilidade de portadores de necessidades especiais e foi fácil constatar que estruturalmente existe alguns recursos para facilitar o acesso dos mesmos nas escolas como: * Corrimão; * Rampa; * Banheiros adaptados.
Mas pedagogicamente a uma deficiência muito grande, os professores não estão preparados para essas pessoas que necessitam de uma educação especial, os educadores não recebem uma formação eficaz para lhe dar com “os especiais”, nem há incentivo para isso, não temos recursos pedagógicos como alternativas de ensino, não há jogos especiais nem tecnologia que nos auxilie para tais atividades necessárias para estimular a aprendizagem desses educandos. O que há é uma grande cobrança do governo em obrigar as escolas a incluir essas crianças na instituição sem ter recurso nenhum para acolhe- lhas, é preciso ter consciência que esse tipo de atitude pode comprometer o aprendizado de toda uma turma.
Geralmente as salas de aula são super lotadas para um professor tomar conta, como um professor que toma conta de trinta alunos vai parar para dar atenção à só um que necessita de atenção praticamente o tempo todo a depender da sua necessidade, é complicado, o governo deveria investir em