Qualificadores e Ganhadores de pedido
Fast-foods na Cidade do Natal – RN - Brasil.
Carlos Eduardo Xavier – caduxavier@ig.com.br
Paulo Eduardo de C. Costa – pauloeccosta@digi.com.br
Dr. Prof. Rubens Eugênio Barreto Ramos (Programa de Engenharia de Produção - UFRN)
Resumo. Esse artigo tem o objetivo de estudar o mercado de fast-foods da cidade do Natal
(Brasil) para avaliar quais são os requisitos para entrada e continuidade de novos fast-foods, aplicando para isso os conceitos de “qualificadores” e “ganhadores de pedidos”, como também um questionário com o público local.
"Qualifiers" and "Order-Winners": A Study of Case of the Fast-foods Market in
Natal City - Brazil.
Abstract. This paper’objective was to study the fast-foods market of the Natal city (Brazil) to evaluate what they are the requirements for entrance and continuity of new fast-foods, applying the "qualifiers" and "order-winners" concepts, as well as a questionnaire with the local people.
Introdução
A intensa competição no cenário mundial tem levado as empresas a se adaptarem continuamente. A entrada de uma empresa no mercado atual está cada vez mais difícil, pois os requisitos mínimos existentes (qualificadores) são cada vez maiores. Atualmente as empresas estão cada vez mais procurando diferenciais competitivos para se tornarem ganhadoras de pedidos. A chamada “excelência empresarial” pode ser alcançada por empresas que não só reagem rapidamente às condições de novos mercados, como também as necessidades do cliente, e que constantemente procuram soluções criativas e melhoria contínua em produtos e processos.
Deming (1989) declara que os gerentes necessitam ter visão de futuro para que possam administrar suas empresas em um mundo de constantes mudanças. Assim, um dos desafios da administração está em criar uma organização que acompanhe os balanços do mercado respondendo proativamente à tecnologia ou as condições econômicas.