História da Administração
Existem diversas definições sobre o assunto, que podem ser classificados como:
Administração é um processo distinto, que consiste no planejamento, organização, atuação e controle, para determinar e alcançar os objetivos da organização pelo uso de pessoas e recursos (G. Terry).
Administração é o alcance de resultados por meio dos esforços de outras pessoas (L. A. Appley).
Administração é simplesmente o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas (P. Drucker).
Entretanto podemos de uma forma clara e objetiva formular a seguinte definição: Administração é um conjunto de atividades que consiste em tomar decisões sobre o uso de recursos, para o alcance de seus objetivos.
A palavra ADMINISTRAR vem do latim, composta por: ad, que significa tendência para..., direção para..., e minister, que significa subordinação ou obediência, ou aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é, aquele que presta um serviço ao outro.
A EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO
A administração é uma atividade encontrada em empreendimentos de qualquer espécie, de todos os povos, de todos os tempos. Na verdade, todos os grandes líderes que a História registra foram administradores, de países, coordenando explorações, dirigindo guerras, gerindo os esforços de outros homens.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO
Objetivo: Mostrar a preocupação com a administração desde a antiguidade até o século XX.
1. A Suméria
Alguns dos mais antigos documentos escritos no mundo foram encontrados na civilização suméria, de 5.000 anos atrás, e se constituem em provas das práticas de controle administrativos.
As organizações ou empresas religiosas eram consideradas imortais, mas se utilizava de meios do homem mortal para sua administração, o que exigiu o desenvolvimento de um sistema de escrita para explicar as transações realizadas