Qualidade
CONCEITO DE QUALIDADE: “É a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer as necessidades declaradas e implícitas.”
PROCESSOS DA QUALIDADE:
Planejamento da qualidade: Identifica que padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determina a forma de satisfazê-los.
Entradas do planejamento de qualidade: Política de qualidade: Intenções globais e o direcionamento de uma organização referente à qualidade. Declaração do escopo: Define os objetivos do projeto. Descrição do produto: Com mis detalhes técnicos do que a descrição presente no escopo. Padrões e regulamentações: Considera as regulamentações aplicadas à área do projeto. Outras saídas de processos: Processos de outras áreas de conhecimento que devem ser levados em consideração.
Saídas do planejamento de qualidade: Plano de gerência da qualidade: Como a equipe irá implementar a política de qualidade. Definições operacionais: Descreve cada elemento do projeto com riqueza de detalhes e a sua mensuração de qualidade. Checklists: Lista de verificação para conferir se os passos estão sendo corretamente seguidos. Entradas para outros processos.
Ferramentas do planejamento de qualidade: Análise de custo/benefício, Benchmarking, Fluxogramação e Projeto de experimentos.
Garantia da qualidade: Busca assegurar que o projeto irá satisfazer os padrões relevantes de qualidade.
Entradas da garantia da qualidade: Plano de gerência da qualidade. Definições operacionais. Resultados da medição do controle da qualidade: Registros dos testes de controle de qualidade.
Saídas da garantia da qualidade: Melhoria da qualidade: Tomada de ações para melhorar a eficiência e eficácia do projeto.
Ferramentas da garantia da qualidade: Técnicas e ferramentas já utilizadas no planejamento da qualidade e Auditorias de qualidade.
Controle da qualidade: Monitora