Curso ecohorta
Curso de ECOHORTA
Lição 1:
1.1- Objetivo:
· Habilitar o usuário a localizar uma área para sua horta.
· Calcular a área disponível para cultivo.
· Construir seus canteiros.
· Identificar sua horta com endereços.
1.2- Escolha o Local Correto:
Uma horta é um jardim que alimenta. Qualquer espaço disponível pode ser aproveitado.
Pequenas áreas ensolaradas com mais de 20 metros quadrados podem suprir uma família de cinco pessoas com uma salada verde por dia. Áreas menores, como vasos, jardineiras ou varandas, podem gerar uma produção de ervas condimentares e algumas folhosas como a alface, a chicória ou a couve.
A horta é um belo jardim, cores e texturas únicas que, além de alimentar, acalmam. O cultivo da horta aproxima a vida dos ciclos da natureza.
A escolha do local correto para a instalação da horta é fundamental para seu sucesso. Devemos considerar as condições ambientais como luminosidade, ventos, temperatura, entre outros, como também tomar os necessários cuidados para tornar o espaço de cultivo apto ao convívio humano com canteiros com laterais rígidas, ruelas com grama verde - enfim, um jardim aconchegante que alimenta.
1.2.1- Em relação ao sol
O crescimento vegetal só é possível com muito sol, pois as hortaliças se alimentam da energia solar.
Para a instalação de uma horta, áreas com sombras devem ser evitadas. A falta de luz diminui a fotossíntese, a planta cresce lentamente e muito fraca, é atacada por pragas e doenças.
O local ideal para uma horta deve receber pelo menos seis horas de luz solar direta em cima das hortaliças. A hora em que as hortaliças são expostas à luz solar não faz diferença, o importante são as tais seis horas de luz por dia. Assim, um local para a instalação de uma horta poderia receber apenas duas horas de sol pela manhã e quatro horas no final de tarde.
O hortelão deve ficar atento com o passar do ano, pois a trajetória percorrida pelo sol sofre alterações.