Qualidade
UuUU
Pesquisa sobre as leis que regem a carreira de Nutricionista e Código de Ética
1ª Avaliação
Introdução
Na década de 50, o mundo passou por uma verdadeira revolução. Nunca a qualidade dos produtos e serviços foi tão discutida, estudada e aplicada. Alguns estudiosos como Walter Shewart, William E. Deming e Kaoru Ishikawa, entre outros, desenvolveram e ajudaram a disseminar algumas das técnicas conhecidas como “ferramentas da qualidade” que permitem o maior controle dos processos ou melhorias na tomada de decisões.
Essas ferramentas são técnicas utilizadas com a finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para os problemas que interferem no bom desempenho dos processos de trabalho. São fundamentais nos processos de gestão de qualidade, porém devemos tomar cuidado na hora de escolher a ferramenta adequada para estudar determinado problema. Neste trabalho, o foco maior será em três das principais ferramentas de qualidade: o 5S, o diagrama de Ishikawa e o PDCA.
Os 5s
História
Segundo Nadia Vanti (1999), o Programa 5S de Administração, o 5S ou House keeping é um conjunto de técnicas desenvolvidas no Japão e utilizadas inicialmente pelas donas-de-casa japonesas para envolver todos os membros da família na administração e organização do lar. No Brasil, o programa foi lançado no início da década de 1990.
Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porém 5S é o mais utilizado e vem das iniciais das cinco técnicas que o compõe:
Seiri - organização, utilização, liberação da área;
Seiton - ordem, arrumação;
Seiso - limpeza;
Seiketsu - padronização, asseio, saúde;
Shitsuke - disciplina, autodisciplina.
O 5S pode ser implantado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanças comportamentais em todos os níveis