qualidade
De acordo com o matemático e físico francês Fourier, todas as formas de onda são na verdade uma composição da única forma de onda pura que existe na natureza, que é a onda senoidal. Uma onda senoidal pura não possui nenhuma harmônica.:
Qualquer outra forma de onda, que não seja a senoidal, pura, é, na verdade uma composição de infinitas ondas senoidais. A primeira onda senoidal é conhecida como sendo a fundamental e as outras são todas harmônicas.
Harmônicas são ondas de amplitude menor do que a fundamental e frequências múltiplas da fundamental que aparecem quando a fundamental não é senoidal pura.
Quantas harmônicas existem em uma onda distorcida? Infinitas!!! Porém, em geral, os efeitos danosos das harmônicas se limitam as primeiras, porque a amplitude vai decrescendo rapidamente de modo que as harmônicas de frequências mais elevadas possuem uma amplitude tão baixa que já não afetam mais o sistema
Concluindo: as harmônicas são ondas de freqüências múltiplas da fundamental e amplitude decrescente produzidas por qualquer onda senoidal distorcida, logo, qualquer aparelho ligado à rede elétrica que possa distorcer a senóide estará produzindo harmônicas. Pela experiência sabe-se que as harmônicas realmente danosas nos circuitos elétricos são as primeiras e, especialmente, as de ordem impar. Assim deve-se tomar cuidado com as harmônicas em 120V, 180Hz, 240Hz e 300Hz.
O que são alimentadores
Harmônicas em alimentadores
Em razão do efeito pelicular, que restringe a secção condutora para componentes de frequência elevada, também os cabos de alimentação têm um aumento de perdas devido às harmônicas de corrente. Além disso, tem-se o chamado "efeito de proximidade", o qual relaciona um aumento na resistência do condutor em função do efeito dos campos magnéticos produzidos pelos demais condutores colocados nas adjacências. Note que para 3 kHz o máximo diâmetro aconselhável é aproximadamente 1 ordem de grandeza menor do que para 50Hz. Ou