Qualidade e produtividade
A qualidade e produtividade é descrita como um conjunto de propriedade e características de um produto, processo ou serviço, e estes tem a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas. Diz-se também que a qualidade está diretamente ligada a adequação ao uso.
Desta forma temos um mestre em qualidade que ajudou a criar uma relação de princípios da qualidade total, e implantação de programas nas empresas. Este é Joseph Juran, nascido em 24 de dezembro de 1904 na cidade de Braila, Romênia, Licenciado em Engenharia e Direito, começou a sua atividade como gestor de qualidade na Western Eletric Company. Também foi professor de Engenharia na New York University e iniciou sua carreira como consultor em 1950.
Segundo ele, a qualidade é definida como “Desempenho do produto que resulta em satisfação do cliente; livre de deficiências do produto, o qual evita a não satisfação do cliente”. Desta forma ele é considerado o pioneiro na aplicação da qualidade à estratégia empresarial. Iremos conhecer seus princípios fundamentais e suas contribuições as sociedades atuais.
DESENVOLVIMENTO:
Joseph M. Juran escreveu vários livros que foram “guias” para diversas pessoas, estas estavam interessadas em seus estudos para que, seguindo seus princípios, pudessem trazer melhorias e benefícios principalmente as suas empresas, aumentando o público alvo e dando melhor qualidade aos funcionários. Alguns destes livros são: “Quality Planning and Analysis” (1980); “Juran on Quality Improvement Workbook” (1981); “Quality Control Handbook” (1988); “Juran on Planning for Quality” (1988); “A History of Managing for Quality” (1995).
Juran foi o responsável pela mudança de foco da qualidade que antes era sobre o produto acabado, incluindo a dimensão humana e o gerenciamento da qualidade. Para Juran, problemas de relacionamento como resistência à mudança, eram a causa dos problemas de qualidade.
Juran trilhou seus estudos baseados em três pontos fundamentais da gestão