Qualidade e produtividade
É a conformidade com as exigências à adequação à finalidade ou uso, à capacidade de atender, durante todo o tempo, às necessidades do cliente.
Significa a adequação entre as características do produto ou serviço e as expectativas do cliente ou consumidor. Mais do que isso, as organizações mais bem-sucedidas não se contentam em atender simplesmente às expectativas dos clientes, mas querem ultrapassá-las e, com isso, encantar os clientes. Para elas, a qualidade é o grau de excelência daquilo que se faz. A qualidade não se faz somente com tecnologia, e sim com pessoas. Sobretudo com pessoas capacitadas, treinadas, lideradas, motivadas e plenamente conscientes de suas responsabilidades. Qualidade se faz com a participação das pessoas. Nesse sentido, a qualidade é, sobretudo, um estado de espírito que reina dentro da organização. Ela exige o comprometimento das pessoas com a excelência.
[pic]
Qualidade Total
A qualidade total reconhece a satisfação do cliente, os objetivos da empresa, a segurança e considerações ambientais como aspectos interdependentes e aplicáveis a qualquer organização.
As características da qualidade total são: focalizar o cliente, o usuário, o consumidor; Abordagem de equipe; Requer total apoio de alta administração e o envolvimento de todas as pessoas no esforço pela qualidade.
Assim podemos dizer que Qualidade Total é uma filosofia de gestão que pressupõe o envolvimento de todos os membros de uma organização em uma busca constante de auto-superação e de contínuo aperfeiçoamento. Essa filosofia traz resultados concretos como o comprovam as empresas bem-sucedidas do mundo atual.
[pic]
Qualidade X Melhoria continua
O envolvimento dos funcionários na busca de soluções de qualidade constitui um aspecto fundamental nos processos de melhoria da qualidade.
A ênfase na melhoria contínua reflete a tentativa de manter uma vantagem de qualidade ao longo do tempo sempre buscando novos meios para melhorar