Produtividade & qualidade
Assegurar a otimização da produtividade e os padrões de qualidade estrategicamente definidos pela organização, são responsabilidades assumidas cada vez mais pela alta administração obedecendo ao planejamento estratégico implantado.
Uma vez que produtividade diz respeito à mão de obra, máquinas, equipamentos, redução de custos, mercados, menor número de colaboradores em ação, enfim, é a capacidade de se produzir mais com menos recursos, e a qualidade dos produtos ou serviços é um pré-requisito para a sobrevivência das organizações, os altos executivos estão fazendo uma revolução ao desenvolver e implantar estes conceitos, pois sabem que dependem destes quesitos para permanecerem no mercado globalizado.
Em função desta capacidade (produtividadexqualidade), são estabelecidos objetivos estratégicos, discutidos exaustivamente com programas e recursos destinados à melhoria contínua e ao treinamento, assegurando a compatibilidade entre esses fatores. A produtividade e a qualidade são acompanhadas e delegadas não a um único departamento – a produção -, mas encarada como algo inerente à responsabilidade de todos os colaboradores da organização.
A visão macro do "Planejamento Estratégico" entre tantos fatores, é ser o alavancador de resultados, estabelecer a cultura na organização e assegurar sua direção, manter vantagens competitivas sobre os concorrentes, crescer e tornar-se líder de mercado e para conseguir este posicionamento é necessário assegurar produtividade com qualidade, uma vez que os clientes estão cada vez mais exigentes aliando preço à garantia dos produtos e serviços.
Esta questão quando incorporada à organização desenvolve um sistema de gestão, define processos, identifica habilidades específicas, avalia máquinas e equipamentos, analisa ferramentas, elimina desperdícios, instituindo uma série de atividades e valores como, Programa de Qualidade em Gestão, Programa dos 8 S, Gerenciamento pelas Diretrizes, passando a ser uma