Qualidade Total
1. Introdução
Qualidade Total é uma técnica de administração multidisciplinar formada por um conjunto de Programas, Ferramentas e Métodos, aplicados no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes. Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão após o fim da II Guerra Mundial com os Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970.
2.Definição
A palavra qualidade tem vários significados. Qualidade é o atendimento das exigências dos clientes. Para Deming “a qualidade deve ter como objetivo as necessidades do usuário, presentes e futuras”. Para Juan, representa a “adequação à finalidade ou o uso”. “Para Crosby, é a conformidade com as exigências”. Feigenbaum diz que ela é “o total das características de um produto ou serviço referentes a marketing, engenharia, manufatura e manutenção, pelas quais o produto ou serviço, quando em uso, atende as expectativas dos clientes”. No fundo, os vários conceitos de qualidade falam o mesmo idioma através de vários dialetos. Por trás desses conceitos de qualidade está a figura do cliente. Que pode ser interno ou externo. Em toda organização existe infinidades de cadeias de fornecedores e clientes: cada funcionário é um cliente do anterior (do qual recebeu suas entradas) e um fornecedor (para o seguinte para o qual entrega suas saídas). A ideia de fornecedores/clientes internos e externos constitui o núcleo da qualidade total.
3.Objetivo
Enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização, abrangendo todos os níveisorganizacionais, desde o pessoal do escritório e do chão da fábrica ate a cúpula em um envolvimento total. Tanto a melhoria contínua como a qualidade total são abordagens incrementais para