Qualidade nos órgãos públicos
1- INTRODUÇÃO
A busca pela qualidade no serviço público vem sendo objeto de inúmeras iniciativas institucionais por se tratar de um importante instrumento para a eficiência do Aparelho Estatal na melhoria da qualidade de vida da sociedade. Alguns aspectos, como a cultura organizacional, a gestão de pessoas e o planejamento estratégico merecem atenção especial quando se pretende atingir satisfação e excelência na prestação de serviços públicos.
2- DESENVOLVIMENTO
A conscientização acerca da importância de uma nova cultura organizacional, deixando de ser burocrática e passando a ser gerencial, é um aspecto que contribuirá para o alcance da qualidade nos serviços públicos. Este processo de mudança focada em metas e objetivos fortalecerá a delegação, o atendimento ao cidadão, a racionalidade no modo de fazer, a motivação dos servidores e o controle de resultados. A instalação de sistemas de informação e inovação, além de parcerias com instituições efetivas para avaliação da qualidade das políticas públicas também terão grande importância neste avanço. Estariam ainda, destinados a melhorar a qualidade do serviço público o desempenho das agências reguladoras no controle da prestação dos serviços públicos com o aprimoramento dos instrumentos de regulação e a vinculação da vontade política ao desenvolvimento de tecnologias.
Nesta nova cultura, a valorização do servidor público, como cliente interno, é uma garantia ao cumprimento da missão de atender com qualidade os seus clientes externos, o cidadão. O compromisso com o fazer certo sem desperdício deve ser o traço da cultura de uma organização pública de qualidade. O aperfeiçoamento contínuo visando educar e treinar todos os servidores, buscando desenvolver a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, além da cooperação e da participação na busca de solução dos problemas são alguns dos pontos chaves dentro da gestão de pessoas para que se atinja um ideal democrático em prol do