Qualidade No Atendimento Ao Cliente
Certamente você já ouviu a seguinte expressão: para uma empresa se destacar, nos dias atuais, a qualidade no atendimento é fundamental. Pois é, oferecer serviços de qualidade é uma obrigação básica de toda e qualquer empresa que almeja se manter firme no mercado. Mas, infelizmente, uma grande parcela de empresas ainda não está conseguindo fazer o básico, ou seja, oferecer o mínimo de qualidade nos serviços prestados para que os clientes sintam-se satisfeitos.
Você concorda que:
- Cortesia é fundamental no atendimento ao cliente?
- Agilidade é importante para que os clientes obtenham a solução para seus problemas?
- Saber comunicar-se, escutar e estabelecer empatia com os clientes é imprescindível?
- Conhecer os produtos e os serviços que a empresa vende contribui para transmitir informações precisas ao cliente?
- Demonstrar disponibilidade com bom humor é uma atitude que não pode faltar no atendimento?
Provavelmente a sua resposta às perguntas acima será sim. Porém, cortesia, agilidade, comunicação, empatia, bom humor e disponibilidade são fatores que devem fazer parte, primeiro, do atendimento interno da empresa. De que adianta todo mundo saber que é preciso praticar qualidade no atendimento ao cliente externo se na interação entre os setores da empresa o atendimento não funciona, é demorado e ocasiona muitos re-serviços?
O atendimento de qualidade sempre começa com o atendimento interno. Como podemos oferecer um atendimento profissional se ao passar uma informação a outro setor da empresa a transmitimos de forma incompleta? Como prestar um serviço ágil se não sabemos ao menos atender bem os nossos clientes internos? Como transmitir uma boa imagem ao atender os consumidores se muitos funcionários dentro da empresa insistem em ir ao trabalho de mau humor, desmotivados, prejudicando o clima de trabalho no setor onde eles atuam?
Se não houver qualidade no atendimento interno, dificilmente haverá qualidade para o cliente