Qualidade na terceiriza o
A subcontratação começou na economia industrial moderna. Este termo, segundo Unido(1974), é utilizado quando uma companhia (contratante) contrata uma empresa (subcontratada) para prestar algum tipo de serviço, ou fornecimento de peças para completar/ finalizar um produto para cliente final, que será vendido pelo contratante.
Além do contratante não obter vínculos empregatícios, explora a competência técnica da subcontratada, que por sua vez apresenta especialização.
Embora a contratante, muitas vezes, responda por defeitos, assessoria e garantia ao seu cliente de um alguma peça que nem foi ele fabricou. Isso acontece quando a subcontratada presta um mau serviço/fornece um produto de má qualidade, assim não respondendo pelos seus atos.
Para isso, é preciso estabelecer contratos, acordos para que esta distorção seja evitada.
Terceirização
Foi criada antes da Segunda Guerra e ao longo do tempo tem se modificado suas definições, conforme a dinâmica no processo.
A terceirização, para autores é uma atividade de uma empresa (atividade-fim), na atividade meio de outra empresa. Segundo Queiroz (1992), o gerenciamento de um estabelecimento de transferir a atividade a um terceiro que seria a sua atividade fim, assim o foco esta no objetivo final.
Já para Oliveira, a terceirização acontece através de um contrato entre duas empresas e a finalidade é que a empresa que prestará o serviço seja prestadora de serviço coadjuvante da atividade fim. Sendo assim, a coadjuvante responderá por qualquer ingerência de mão de obra, excluindo a responsabilidade da tomadora.
Devido a complexibilidade de entendimento, Bianchi(1995), esclarece,” os terceiros são pessoas físicas ou jurídicas que passam a realizar atividades que antes eram feitas internamente. A atividade terceirizada é a sua atividade-fim.
Para a terceirização, a contratação acontece quando há uma pré avaliação do serviço prestado, pois Queiroz, diz que precisa haver competência, especialização, qualidade e