Relatorio: oferta e demanda no mercado de outsourcing de uma economia emergente
O que é Outsourcing?
Segundo o palestrante Adjailton Cabrera, outsourcing é: "Atividade terceirizada, é quando a empresa transfere para um prestador de serviço á responsabilidade pela realização de tarefas que eram então exercidas internamente e com recursos internos".
Bem, se refletirmos, logo de cara podemos nos questionar: "É mais econômico?". Para esta pergunta podemos gerar um resposta um pouco chula e sem reflexão: "sim, é mais barato", mas nem sempre é mais barato, e o outsourcing tem o grande fundamento de melhorar em quesito de qualidade, aquele serviço.
Curiosidades
O outsourcing foi criado na década de 80, onde transferia os sistemas de informação para provedores, mais conhecidos como Mainframe. Algo curioso, e até interessante de se citar é que na decada de 80 os MainFrames centralizavam as informações e agora, nos anos 2000 estamos usando o Cloud Computer para centralizar a informação... se fizermos uma comparação o Cloud são MainFrames mais potentes.
Temos 4 tipos de Outsourcing, são eles:
Nearshore - terceiriza o TI para países próximos
RuralShore - terceiriza local interno de TI para países (callcenters)
BestShore - Terceiriza processos de TI para a localização, baseado em critérios quantificado para os Eliminaria. Exemplo, é ligar para uma empresa de um software especifico, onde esta empresa tem vários callcenter, ele te mandará para o mais próximo.
Offshoring - Relocação de processos empresariais
Motivadores
Um dos principais motivadores é:
- Redução de custo operacional
- Aumento na qualidade
- Profissionais capacitador
- Melhoria no niveis de serviço
-Maior confiabilidade no ambiente operaciona
-Gerenciamento de capacidade
-Suporte tecnico
Tipos de Outsourcing em TI
- Desenvolvedores de Sistemas
- Help Desk
- Serviços de BreakFix
- Treinamentos
- Suporte técnico (remoto/Local)
- Armazenamento de Dados