Cloud computing
Estudo do cenário da área profissional
Cloud Computing
Tainá Cristina
2º módulo S – Informática
Professora: Amanda Antóquio
Introdução
Você conseguiria imaginar sua vida sem computador? Ou sem Internet? Pois pode acreditar: em breve, também será impossível imaginar seu dia-a-dia sem essa tal de “cloud computing”. Se você ainda não sabe o que é isso, “cloud computing” é o termo utilizado para batizar tudo aquilo que está hospedado na internet, na chamada nuvem. Você pode nem saber, mas já utiliza a cloud computing: se seu e-mail é o Hotmail, por exemplo, ele está na nuvem, hospedado em algum lugar da internet que você nem sabe exatamente onde é. Se você guarda suas fotos na internet ou tem arquivos também salvos fora do seu computador, elas também estão na nuvem. Assim, você pode acessá-los de qualquer lugar, a qualquer momento, e esses dados estão hospedados com toda a segurança que um datacenter robusto oferece.
Características do Setor
São cinco as principais características do serviço de Cloud Computing:
❖ Autoatendimento sob demanda (On-Demand Self-Service)
O consumidor pode usar os serviços da nuvem e, se achar necessário, aumentar ou diminuir as capacidades computacionais alocadas, como tempo de servidor, armazenamento de rede. Tudo isso sem precisar de interação humana com o provedor de serviços.
❖ Amplo acesso a rede (Ubiquitous Network Access)
Amplo acesso a rede significa que os serviços da nuvem são acessíveis de qualquer plataforma. São utilizados mecanismos padrões que promovem o uso de plataformas heterogêneas. Assim o cliente pode acessar tanto de seu celular quanto de seu PC ou qualquer outra plataforma.
❖ Pool de Recursos (Resource Pooling)
Os recursos computacionais da nuvem ficam reunidos geograficamente. Seus recursos virtuais são dinamicamente atribuídos ou retribuídos pelo cliente conforme sua demanda. O cliente não