QUALIDADE NA EDUCAÇÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
CURSO: ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO INTEGRAL/INTEGRADA
PROFESSOR: MS. VALDENEY LIMA DA COSTA
Texto Dissertativo
Muitos têm sido os ângulos usados na abordagem sobre o tema da qualidade na educação, podendo ser visto pelo ângulo da adequação das melhores estratégias para alcançar objetivos instrucionais ou até mesmo na busca da mudança de currículos.
Podemos também ver como um conceito ligado à vida de todas as pessoas e ao seu bem viver. Existe também um conjunto de variáveis, intra e extraescolares, que também interferem na qualidade da educação, entre elas, a concepção mesma do que se entende por educação. Sabemos que a qualidade e quantidade são conceitos complementares já que qualidade para poucos é privilégio, E não qualidade. Portanto, por isso, a qualidade da educação precisa ser encarada de forma sistêmica.
A educação só pode melhorar no seu conjunto. O autor deste texto sustenta que a qualidade é um conceito dinâmico, que deve se adaptar a um mundo que experimenta profundas transformações. Trata-se de um conceito político que, apesar de elementos comuns, ele se altera, dependendo do contexto. Nessa nova abordagem do tema da qualidade, a categoria sustentabilidade deve ser considerada como tema central e nos ajudar na renovação de nossos velhos sistemas educacionais.
Vivemos um momento em que sabemos “é imprescindível educar integralmente” e nesse contexto podemos afirmar que existem discussões à cerca de diferentes conceitos de educação integral, refletindo sobre os desafios da implementação de programas dessa natureza. O entendimento e a concepção de educação integral associada à formação integral nos traz o sujeito para o centro dos estudos, das indagações e preocupações da educação, que deve buscar responder a uma multiplicidade de exigências do próprio individuo e do contexto em que vive.