qualidade na constru ao civil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresenta periodicamente dados que demonstram o constante crescimento do segmento de Construção Civil, revelando um mercado extremamente competitivo e essencial à estruturação da infraestrutura, peça chave no suporte ao desenvolvimento do nosso país.
Com a estabilização econômica e o aumento da competitividade gerada pela globalização, tornou-se visível um problema que até então se escondia: o nível de qualidade e de produtividade na Construção Civil.
Nisso já pensam também, com grande preocupação, as grandes empresas da indústria da Construção Civil que sentem de perto essas dificuldades e gargalos, entre elas, também a falta de qualificação de profissionais. Não é preciso mencionar o papel estratégico desse segmento para o desenvolvimento econômico do país.
Para atender a todas essas questões e como forma de melhorar a qualidade e a competitividade na Construção Civil, o Governo Federal instituiu, em 1998, o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H), que busca ampliar o acesso à moradia de qualidade para a população de menor renda, por meio da elevação dos patamares de qualidade e produtividade da indústria da Construção Civil, com o uso de procedimentos ambientais, sociais e economicamente sustentáveis. O programa conta com a chancela do Governo Federal e com a organização do Ministério das Cidades, que regula o segmento da Construção Civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade