qualidade logistica
Um dos fatores responsáveis por este crescimento foi o surgimento da OMC em 1995, que representou um passo importante para a criação e uniformização de regras de comércio entre países, redução de barreiras comerciais e tarifas, assim como o estabelecimento de um fórum para resolução de disputas entre seus membros. Atualmente a OMC conta com 150 membros, que representam aproximadamente 95,2% do fluxo de comércio mundial.
A partir da década de 90, observou-se um acelerado processo de migração por parte das indústrias de manufatura e operações de montagem para países na Ásia e Américas do Sul e Central, onde a fabricação pode ser realizada a custos substancialmente menores do que no Japão, Europa Ocidental e América do Norte.
Finalmente, o acelerado crescimento entre 1990 e 2005 das economias americana (crescimento médio do PIB de 2,9%) e chinesa (crescimento médio do PIB de 9,7%) entre 1990 e 2005, segundo o Bureau of Economic Analysis, foi o catalisador do crescimento do comércio entre países.
A crescente importância da China, quanto à oferta de produtos manufaturados e à demanda de commodities para sua produção industrial, resultou em um aumento da participação da China sobre a corrente de comércio mundial que cresceu, aproximadamente, de 4,0% em 2000 para 6,8% em 2005.
Os gráficos abaixo ilustram o crescimento do comércio mundial, entre 1990 e 2005, e o crescimento real do PIB dos Estados Unidos e da China, no mesmo