QUALIDADE e LOGISTICA
Definir qualidade de forma errada pode levar a Gestão de Qualidade a adotar ações cujas consequências podem ser serias e desastrosas para a empresa, em alguns casos fatais em termo de competitividade.
A que remetemos quando falamos em Qualidade:
Qualidade é algo abstrato / Qualidade é algo intangível – Essa definição pode conduzir na acomodação, levando a empresa a evitar investimentos na busca da qualidade. Pois leva a pensar que nesse caso o investimento não se justifica já que o produto ou serviço já deveria ter características próprias de qualidade uma vez que é abstrato ou intangível.
Qualidade é sinônimo de perfeição / Qualidade é uma situação que não comporta mais alteração – Leva a empresa a entender que seu produto ou serviço não precisa de melhorias, já que possui características que são aceitas.
A Qualidade nunca muda / Qualidade é imutável – É um equivoco imaginar que não é necessário acompanhar tenências de mercado, ou seja, considerar que o consumidor nunca mudará seus gostos e preferencias.
Qualidade é um aspecto subjetivo – Desta forma não é possível ser avaliada objetivamente, mas sim em face aos sentimentos.
Qualidade é quando o produto ou serviço saem idênticos conforme o projeto – Pode se incorrer no equivoco de achar que qualidade é apenas ter empresas que desenvolvem os produtos conforme projetados. É importante verificar se existe relação entre o projeto e os possíveis usuários do produto.
Qualidade é um requisito mínimo de funcionamento / Se o produto funciona ele satisfaz o consumidor – Outro erro, já que a empresa deve garantir as condições mínimas de operação que fazem o produto funcionar. Feito isso em todo o processo produtivo a qualidade está atendida. Dessa forma deve se pensar que qualquer esforço induz a qualidade, a qualidade não requer muito esforço como muito se imagina.
Qualidade significa classe, estilo / Sinonimo de sofisticação, luxo – Produtos mais sofisticados, mais luxuosos ou