qualidade em serviços
Para entender o conceito de qualidade, primeiramente é necessário entender que qualidade, antes de tudo, depende da visão de cada um, sendo, portanto, função da cultura do grupo que se considera.
A gestão da qualidade não pode deixar de ter em vista que os funcionários da empresa são, antes de tudo, pessoas comuns, que recebem, fora da fábrica, carga considerável de informações e sofrem os mesmos impactos, em termos da qualidade de produtos e serviços como qualquer consumidor.
Hoje, é preciso que a qualidade seja buscada incessantemente, e, portanto, passa a ser algo que deve ser administrado, gerenciado.
Gerenciar o sistema da qualidade é importante para conquistar o cliente, pois, o concorrente também, busca atender às exigências dele.
É preciso, portanto, superar as expectativas mais exigentes de qualquer um dos clientes.
É preciso que haja aprimoramento do sistema de qualidade.
E o gerenciamento da qualidade total visa oferecer algo a mais para o cliente.
Não basta tão somente atender a qualidade dos produtos e serviços vendidos.
Na hora de faturar, é preciso que a fatura esteja conforme o combinado.
Na hora de atender o cliente, deve-se ter a postura adequada, para que o cliente reconheça nas atitudes da empresa, tudo aquilo que ele esperava de atenção e cortesia.
O conceito de qualidade tem um sentido amplo, abrange situações completamente distintas, sendo identificado nos sistemas de produção, nas organizações, na otimização de processos, na produtividade, nos custos e aprimoramento do sistema.
A qualidade faz parte das metas do sistema organizacional, podendo ser encontrada nos produtos, serviços, na eficiência dos colaboradores e principalmente, no que tange à satisfação do cliente, sendo estas as atribuições que o cliente faz ao produto ou ao serviço (OLIVEIRA, 1996).
Por sua vez, a falta de qualidade resulta em sérias