Qualidade de vida
Além dessas dimensões, outras, tais como a cognitiva ou neuropsicológica, produtividade pessoal, dor, sintomas e sono, compõem o que hoje se denomina qualidade de vida. Qualidade de vida também tem sido definida como a medida global da saúde percebida e dos custos relacionados às pessoas com e sem doenças ou incapacidades.
Existem sólidas evidências de que mudanças no estilo de vida têm grande impacto sobre a qualidade de vida individual e da população. Melhores hábitos de estilo de vida que levem ao adequado peso corporal, ao aumento da atividade física diária e à dieta saudável também se associam favoravelmente à imagem corporal que está diretamente ligada a qualidade de vida do indivíduo.
A imagem corporal nada mais é que a representação de como a pessoa se imagina. A imagem positiva está relacionada à auto percepção do corpo e a satisfação que o mesmo tem de si. Autoestima é o que a pessoa sente a respeito de si mesma. Para o ser humano, a imagem corporal desempenha um papel importante na consciência de si, se a percepção do corpo é positiva a autoimagem será positiva, e se há satisfação com a imagem do seu corpo, a autoestima será melhor.
Segundo a Organização Mundial da Saúde o Estilo de Vida “é o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. Esses hábitos e costumes incluem o uso de substâncias tais como o álcool, fumo, chá ou café, hábitos dietéticos e de exercício. Eles têm importantes implicações para a saúde e é frequentemente objeto de investigações