Qualidade de vida
Qualidade de Vida
Qualidade de vida é suprir as necessidades fisiológicas e ergonômicas, a adotar hábitos que melhorem e manter a funcionalidade do corpo, emoções e intelecto. É a melhoria e o desenvolvimento das nossas capacidades, em virtude da tríade: boa alimentação, boa saúde e bom cérebro.
Qualidade de vida é socializar de uma forma descontraída e ética e responsável para com a natureza e o ambiente sociocultural, aspirando a compartilhar e integrar, sempre com generosidade, elegância, respeito e afeto nas relações humanas (sociais, profissionais, de família, relações íntimas e outros), adotando um conjunto de valores que incluem civilidade excepcional, cultura e educação.
Saúde
A saúde é amplamente reconhecida como o maior e o melhor recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida.
Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde.
A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde:
Paz
Renda
Habitação
Educação
Alimentação adequada
Ambiente saudável
Recursos sustentáveis
Equidade
Justiça social
Isto implica no entendimento de