Qualidade de vida
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. QUALIDADE 4
2. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO - "ORIGEM, EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS" 6
3. CONCEITUANDO QVT E SUAS DIMENSÕES 10 3.1. CONFORME FRANÇA (1997) 10 3.2. WALTON /RODRlGUES (1999) 11
4. ETAPAS PARA IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE QVT: 13
5. VANTAGEM X DESVANTAGEM 16 5.1. VANTAGENS: 16 5.2. DESVANTAGENS: 17
6. AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS 18 6.1. AUDITORIA OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS 18 6.2. AUDITORIA OPERACIONAL DE RECURSOS HUMANOS COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO. 19 6.3. GUIA PARA AUDITORIA DE RH 20 6.4. ETAPAS DE UMA AUDITORIA OPERACIONAL 20
CONCLUSÃO 22
BIBLIOGRAFIA 23
INTRODUÇÃO
Qualidade de vida é viver num ambiente saudável, onde se possa prestar o melhor serviço, simplesmente pelo fato de sentir-se bem.
A busca por uma melhor prestação se serviço e execução do produto, tem levado as organizações a tomarem decisões que visão melhorar a competitividade e a produtividade. Estas decisões são ligadas aos programas de qualificação total interna e externa das organizações.
Felizmente, não há uma maneira de falar de qualidade sem falar de qualidade sem lembrar do objeto alvo dos programas que são as pessoas. Inegavelmente o homem é o principal fator determinante de sucesso ou insucesso dentro de uma organização, sendo assim, é imprescindível dar a ele toda a atenção e reconhecimento necessário, pois a palavra organização já inclui naturalmente o sentido contextual da pessoa.
Toda e qualquer organização tem por finalidade a vendas de produtos e serviços, almejando o lucro, que só será alcançado se este produto ou serviço satisfazer uma necessidade. Com esta visão é possível perceber que não existem apenas pessoas com necessidades a serem saciadas fora da organização, ou seja, onde estão os primeiros clientes e as primeiras necessidades a serem saciadas, senão dentro da própria organização?
Para que um produto ou serviço tenha qualidade, é