Qualidade de vida e estilo alimentar
ALIMENTAR
Cristiano de Vasconcelos
Carolina Braga
Isadora Gajewski
Stephan Stefano Almeida Lima
Willian Silvério
Profª Valéria
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Todas as células, todos os sistemas, requerem energia e a mesma é obtida basicamente dos alimentos ingeridos.
Segundo Ferreira (1994), alimentação é a ação de fornecer para o organismo os alimentos, na forma de alimento natural ou sintético.
Segundo Leibar (1997) e Ferreira (1994), nutrição é o conjunto de fenômenos físicos, químicos, físico-químicos e fisiológicos que se passam no interior do organismo e mediante os quais este recebe e utiliza as substancias químicas fornecidas pelo alimento que são necessárias para a formação e manutenção dos sistemas vitais e para a realização das várias funções corporais.
MUDANÇA ALIMENTAR
A análise das mudanças alimentares, recentemente verificadas nas dietas dos diversos países do mundo, revela um aumento considerável do consumo de gorduras e açúcares. Mesmo nos países e regiões mais pobres o maior acesso a estes produtos, e por causa dos baixos preços praticados, tem levado ao crescimento exagerado do seu consumo. Assiste-se atualmente a um processo de globalização das dietas: nos países em desenvolvimento reproduzem-se os modelos e hábitos alimentares ocidentais.
Assim, a uma certa variedade na confecção dos alimentos, ainda relacionada com as tradições, sobrepõe-se uma crescente uniformidade na percentagem relativa dos macronutrimentos e dos produtos mais frequentemente consumidos. MUDANÇA ALIMENTAR
A maioria das pessoas seleciona os alimentos tendo em conta critérios que não estão relacionados com a saúde. Antes de mais será o paladar, o custo, a influência dos parceiros e amigos, a publicidade, a embalagem e a disposição nas prateleiras das lojas, que determinará as preferências alimentares (Kayman, 1989).
A INTENÇÃO OU COMPROMISSO EM ALTERAR A DIETA (DEIXAR DE CONSUMIR
OU PASSAR A PREFERIR UM DETERMINADO ALIMENTO OU GRUPOS DE
ALIMENTOS)