Artigo habitos alimentares
MUDANÇAS DOS HÁBITOS ALIMENTARES PROVOCADOS PELA INDUSTRIALIZAÇÃO
E O IMPACTO SOBRE A SAÚDE DO BRASILEIRO
Resumo
Os hábitos do brasileiro têm sido redefinidos a partir do surgimento da indústria alimentar e marcados pelo consumo excessivo de produtos processados, em detrimento de produtos regionais com tradição cultural, principalmente nos grandes centros urbanos, onde o fast food predomina, tendo como contrapartida, o movimento slow food, que conjuga prazer e regionalidade no hábito alimentar. Esta revisão tem como objetivo retratar o histórico da alimentação no Brasil, identificando e avaliando o impacto das mudanças alimentares provocadas pelo binômio urbanização/industrialização sobre a saúde da população brasileira.
Nesse contexto, o aumento da alimentação fora de casa e a preferência por compra de alimentos em supermercados, são fatores que favorecem a diversificação de gêneros e o conseqüente aumento no consumo de alimentos industrializados. Além disso, a publicidade e a ideologia consumistas ganham importância, favorecendo a formação de novos hábitos alimentares e influenciando as escolhas dos consumidores. A transição nutricional pela qual a sociedade tem passado é caracterizada por uma dieta extremamente calórica, rica em açúcares e gorduras, e insatisfatória quanto ao aporte nutricional. O surgimento e/ou agravamento de patologias como obesidade, desnutrição, dislipidemias, doenças crônico-degenerativas estão intimamente ligadas a tais mudanças na alimentação do indivíduo.
Descritores: hábito alimentar, urbanização, transição alimentar, saúde, slow food, fast food.
Abstract
Brazilians’ habits have been redefined from the appearance of the food industry and marked by excessive consumption of processed products instead of regional products with cultural tradition, especially in large urban centers, where fast food dominates, and in return, the
__________________________
¹ Bacharelado em Nutrição – Universidade do Estado da