Qualidade de vida para pessoas com deficiência
Através de novos modelos a gestão de pessoas procura aplicar métodos que visem à satisfação das pessoas, com isso melhorar a qualidade de vida no trabalho. Pois são as pessoas que dão vida à organização, que promovem mudanças e são inovadoras, com características peculiares, motivadoras, desejos próprios, histórias, culturas e valores diferentes, formando com isso a diversidade na organização.
Somada as diversidades de cada pessoa de diferentes idades, sexo, orientação sexual, formações, etnia e outros, com o fato das exigências legais, onde empresas com mais de cem funcionários devem preencher de 2% a 5% de seus cargos com pessoas com deficiência.
A empresa deve buscar maneiras para que mesmo com suas limitações, pessoas com deficiência seja capazes de realizar com eficiência suas atividades, mantendo assim a sua qualidade de vida no trabalho.
Procurou-se então responder através deste estudo: Quais as principais demandas que as pessoas com deficiência possuem no ambiente de trabalho para realizar com eficiência suas atividades e manter a qualidade de vida no trabalho? O trabalho tem como objetivo identificar e analisar como pessoas deficientes em Teófilo Otoni-MG avaliam a sua qualidade de vida no trabalho, seguindo o modelo de Walton.
Através de pesquisa quantitativa cujos dados forma obtidos por aplicação de questionário a pessoas com deficiência que trabalham em empresa com mais de cem funcionários da cidade de Teófilo Otoni.
A diversidade é um tema amplamente discutido por autores, argumentam ser dinâmico e evolutivo que se expandi além das considerações de raça, gênero e etnia, para noções multidimensionais. “Diversidade é definida como um mix de pessoas com identidades diferentes interagindo no mesmo sistema social”. Além das características biológicas, a diversidade possuem outros fatores como , estado civil, crenças, renda, etc.
Sendo bem administrada a diversidade cria