Qualidade de vida no trabalho - análise teórica e estudo de ações e programas desenvolvidos em empresas da grande vitória.
As mudanças promovidas pela revolução tecnológica contribuíram para o aumento da produtividade das empresas e para o conforto do homem, no entanto, reações secundárias puderam ser notadas. Isso porque a má utilização das facilidades oferecidas pela modernidade levou as pessoas a uma vida sedentária e os maiores sintomas aparecem em forma de doenças físicas ou psíquicas.
Grande parte da humanidade passou a sofrer de doenças conhecidas por doenças do trabalho, como LER e DORT. A exigência cada vez maior das empresas, unidas as exigências geradas pela sociedade onde o TER passou a sobressair o SER, resultaram em pessoas que passam a viver a eterna ânsia pela cultuada qualidade de vida, vista erroneamente como sinônimo do maior nível de escolaridade, melhor cargo da empresa e conseqüentemente o melhor carro, o maior apartamento, gerando novas doenças, muitas vezes mais incapacitantes que as físicas e ainda mais difíceis de diagnosticar, as chamadas doenças psicossomáticas, que se apresentam como depressões, ansiedades dentre outras.
Para as empresas, os principais prejuízos são as faltas dos empregados decorrentes de lesões ocorridas no ambiente de trabalho, doenças de cunho hereditário e, em sua grande maioria, provenientes de maus hábitos e doenças de fundo emocionais, agravadas pela grande exigência por melhores resultados. Esses fatores geram um aumento no gasto com planos de saúde e que acabam refletidos na produtividade e no lucro das empresas.
Diante dessa nova realidade, empresas estão buscando investir em programas de Qualidade de Vida no Trabalho, que reduzam os impactos causados na empresa, como absenteísmo, gastos com plano de saúde e redução da produtividade.
1.1- APRESENTAÇÃO
Em grande parte da sociedade a máxima “tempo é dinheiro” ainda vem sendo amplamente disseminado. Apesar de uma onda contrária que prega a “qualidade de vida” como fator mais importante.
Em meio as duas grandes ondas vemos uma adequação de valores